sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A visão de Zeca

-Anda, não vens hoje à noite? A Malta vai-se reunir no Largo em frente ao quartel.
-Sim, encontramos-nos lá em baixo. Vou dizer aos outros que é Hoje!

20 de Janeiro de 2032,20.45
Hoje faço 50 anos. Sei disso porque o intrafone está programado há três anos pela minha ex-mulher para me acordar neste dia sempre com Joy Division- love will tear us apart. Desligo esta merda, tomo banho, tomo a cápusula, visto o casaco de cabedal e saio. A passadeira avariou. Descer as escadas relembra-me a antiguidade da minha própria pessoa. Somos todos velhos nos dias de hoje. No senado a média de idade é de 17 anos. Quando eu tinha 17 anos o mundo ainda era azul. Hoje o céu é magenta. Faço parte dos Renegados e por isso, a minha comemoração apenas pode ser feita em lugares públicos. Expostos para que nada se passe longe dos olhares da S3. A minha identificação termina daqui a cinco anos. Depois disso não tenho mais licença de circular por Lysboa.
Nos últimos tempos tenho andado pela cidade velha. Tenho procurado as memórias da minha vida em livros, postais, fotografias das gentes desse tempo. O ponto de viragem bateu no ano de 2012. O mundo como o conhecia nunca mais foi o mesmo. Foi a guerra que o transformou irreversivelmente. Não sei se lamento não ter feito parte da tragédia desse Maio. Na verdade, depois disso o conceito de estar vivo deixou de o ser. Passamos a ser permitidos. E essa permissão é a premissa básica para a morte. Mas, como em todos os momentos da história do Ser Humano, também na data se formaram rebeliões. Sobretudo formadas por mais velhos. Eu faço parte da que está menos activa mas associada a todas as outras. Faço parte da mais antiga e sou também eu, dos mais antigos.
Hoje está marcado como o dia de mais uma tentativa de aniquilação do senado. O Ataque electromagnético do quartel. Pelas 22 horas já se saberá se será mais um Dia-D da História.

- Acorda, acorda Zeca. Estavas a ter um pesadelo!
- Não,que dia é hoje Zélia?
-24 de Abril de 1974. É hoje...
-Sim é hoje...mas não será agora!




Sem comentários:

Enviar um comentário